Porque escolher permanecer doente?

Esta pergunta parece tão absurda, mas é mais comum do que podemos imaginar. Estamos tão acostumados com o estado doentio que se torna mais fácil permanecermos nele do que buscarmos a compreensão e realizarmos as mudanças necessárias para a cura se estabelecer.

 Muito mais complexo do que parece, nossos registros mentais já sabem como lidar com a dor ou doença e já tem todas as justificativas para se manter neste estado conhecido. Na psicologia é denominado de “ganho secundário” os benefícios que um transtorno ou doença pode fornecer ao paciente, que possa justificar o desejo do mesmo em continuar doente.


 Conseguimos enxergar na doença ou na dor um motivo para ter atenção, ou ter carinho, ou sentir-se importante porque necessita de mais “cuidado”. Passamos a nos apegar a esta condição para nos sentirmos merecedores dos olhares das pessoas que queremos por perto.

 Quando decidimos mudar, buscar ajuda para obter a cura, nossos registros são revirados e entendem que existe algo ‘errado’ acontecendo, a mente responde à esta mudança com uma recaída da doença ou dor, criando assim, um ciclo vicioso entre doença e paciente, “sou assim mesmo, não vai mudar”. Tomamos posse de todos os males e deixamos de ser indivíduo para nos tornarmos a doença diagnosticada.

 Esta passou a ser a realidade de muitos, ser “doente” para ser importante. É preciso muita coragem para admitir tal condição e mais coragem ainda para realmente mudar. Entender que somos importantes apenas por existirmos.

 Dá trabalho enxergar o padrão vicioso dos registros baseados nas experiências do passado e mais trabalho ainda resignificar a vida pautada no auto amor, auto respeito, na auto valorização, coisas que nunca foram ensinadas.

 Hoje com tantas ferramentas disponíveis podemos mudar qualquer padrão e criar a realidade que nos deixa verdadeiramente feliz.

 Vamos experimentar este auto conhecimento? A Heart Healing® desenvolveu este caminho para você se conhecer e chegar onde tanto almeja, sentir-se bem e realizado na vida. Conheça os cursos de Cura e Sabedorias de Cura da Heart Healing®.