O Poder das Sensações nas mudanças de vida

Atualizado: 27 de Out de 2018

Entender a importância das sensações é o primeiro passo para comandar o funcionamento da mente e suas ações.


As sensações são o resultado da captação de um estímulo que gera uma atividade mental, sem conhecer toda esta engrenagem, seguimos reagindo as sensações, mantendo os mesmos comportamentos mentais.

 Para entender melhor como tudo isso funciona, vamos explicar parte por parte.

 A velocidade do processamento das informações é gigantesco, tão rápido que na maioria das vezes não percebemos quando elas acontecem, nos tornando reféns das reações já condicionadas.

 Os estímulos chegam a todo instante aos nossos sistemas, os cinco sentidos e a própria mente, e depois de recebido, o estímulo é identificado e processado pela mente que defini suas características, como por exemplo, cores, formas, texturas, sabores, odores... e após este processo o corpo reage gerando uma sensação.


 Até aqui tudo acontece desapercebido, todos os estímulos que chegam aos sistemas de sensibilidade passam por este processo. O próximo passo é onde podemos ter uma ação real.

 Após sentir uma sensação, o caminho normal é reagir a ela. Reagir a sensação é algo que fazemos automaticamente e aqui está a chave para toda mudança. Ainda estou falando em reação, não em ação.


*Toda reação é condicionada as experiências anteriores já vividas e armazenadas na mente.

 *Ações conscientes acontecem no instante em que se percebe as sensações e se escolhe de que maneira quer agir frente ao que está sentindo.


 Bem, toda esta engenharia da mente e da energia precisa ser treinada e aguçada para que “sirva à consciência”e gradualmente possamos mudar nossa forma de agir e este é o grande barato, aprender a comandar a si mesmo.

 Tanto falamos em consciência e muitas vezes continuamos apenas repetindo palavras, frases e rituais, enquanto a consciência espera tranquilamente para ser desvendada por você mesmo.


O treino inicial é estar atento a tudo o que se sente, a todas as sensações que acontecem e logo será capaz de perceber também as reações que elas disparam.


 Claro que este processo de “despertar o poder do sentir” acontece de forma gradual, conforme se coloca a atenção para perceber as sensações e aprender como a mente reage. Não tenha pressa, temos uma vida toda para verdadeiramente despertar a consciência.

Abra sua mente, Saulo Luciani