Mantra OM PRESENT

Atualizado: 28 de Out de 2018

“Este é  mais poderoso mantra que você pode aprender em sua estadia por aqui”


Os mantras tem sua origem no alfabeto Sânscrito e a vibração produzida ao entoar estas palavras tem o poder de conectar certas divindades e estados energéticos mais sutis.

Com todo o respeito aos Mantras, fizemos esta brincadeira com o “On Present” para aprender mais sobre o estado de presença.


Para treinar este “estado de presença”vamos praticar três capacidades humanas muito simples, Perceber, Observar e Sentir e podemos fazer isso em uma meditação guiada.


PERCEBER o momento em que você está. Exatamente tudo o que está acontecendo ao seu redor e todos os estímulos que chegam sons, cheiros, pensamentos, imagens, sabores, tudo o que você puder perceber.


Simples, dessa forma você já está ativando o estado de presença, sua atenção está captando tudo, siga em frente.


Ao expandir suas percepções vai reparar que estão acontecendo mais coisas do que imaginava apenas a sua atenção é que estava direcionada para um sentido em especial, um uso seletivo de acordo com a necessidade do momento. Com a percepção aguçada, mais informações são percebidas, é como um trânsito intenso em uma cidade grande, sons, luzes, cheiros e pensamentos, muitos deles ao mesmo tempo.

​​

Agora é hora de OBSERVAR, vamos colocar nossa mente apenas para observar todas as informações que estamos captando, procurando manter a atenção e não se identificar com elas, ou seja, não entrar no ciclo dos pensamentos.


“Observar a realidade que está acontecendo tem o poder de colocar sua mente no instante presente”


Vá devagar com cada uma delas e quando chegar a 5 coisas comece a observar todas elas ao mesmo tempo.

Vamos ao terceiro estágio, SENTIRo que estas informações que estão sendo percebidas e observadas causam em nós. Sentir é deixar acontecer, deixar que a natureza faça a sua parte, entregar a mente ao presente, sem definições, sem comparações ou pensamentos, apenas Estar Presente com tudo, experimente!


Pronto, perceba tudo, observe sem se identificar e deixe sentir, apenas permita que isso aconteça, esse é o Segredo do Sentir.

Sabe aquele momento um pouco antes do almoço que todos estão acabando suas atividades para poder sair e almoçar, é uma excelente hora para você treinar, são apenas 5 minutos, de olhos abertos, vai apenas estar com você percebendo, observando e sentindo.


“Todo segundo é novo e único, repetir é um engano”


Muitas de nossas atividades são feitas de forma automática, a mente condiciona com deve ser feito e seguimos repetindo, mesmo aquelas atividades que precisamos interagir e raciocinar, acabamos repetindo o mesmo circuito de soluções sem perceber, observar e sentir o que realmente a situação nos trouxe de novo.


Estar presente parece um desperdício, já que é preciso resolver muitas coisas importantes durante um dia é necessário estar estar atento, mas não possível saber o que isso significa até que prove este “estado de presença”.


Todas as preocupações se tornam inúteis e totalmente dispensáveis quando você está presente, não há nada com o que se pre-ocupar ou temer, esse Fruto do Medo deve sumir por completo ao esvaziar sua mente das sujeiras e estar atento a única coisa que realmente tem importância, o que está acontecendo agora.


Desenvolver este estado é simples, podemos fazê-lo a todo instante, em meio as atividades do dia-a-dia, apenas consolidando as qualidades que temos a nossa disposição, Perceber, Observar e Sentir. Treinar estas habilidades desperta ações mais equilibradas, em ressonância com sua verdade.


Saulo Luciani